quinta-feira, 28 de maio de 2015

àguas de estrela, amor, esparramar

.
 
 
Das coisas mais bonitas dentro da criação, inúmeras elas são. É tanta beleza, mais é tanta beleza, que a gente até se acostuma, e desacostuma de olhar. De prestar atenção e conceder à elas a devida devoção. Distração? Sei que são  tantas belezas, e algumas são de natureza tão maravilhosa, que é preciso falar. EXISTEM OS AVÓS.  Avô. Avó. Tem coisa mais querida na vida do que ter o privilégio de termos nossos avós? Geralmente eles já são velhinhos, mas é tão interessante que apesar disso, olhando dentro daqueles olhinhos, a gente se vê, a gente vê uma alegria que só existe dentro dos olhos deles, uma coisa juvenil, quase infantil, talvez reflexos de uma vida à mil, que vão, tão sábios, se  acostumando à ideia de uma vida nova, que parece, e essa é uma queixa!, que em breve será.  Breve é a vida dos vovozinhos. é fato. Meus queridos, os quatro, e mais meus nonos, todos gente de um bom humor estrondoso, já se foram, sem grandes arroubos, botar seus pezitos inquietos para bailar os salões do céu. Porque vô e vó não morrem, eles simplesmente vão pro céu.  A vó do meu amigo poeta, juntou-se à eles dias desses. 94 pétalas em flor. Rosa branca de amor. Todo dia lá se vai um velhinho, sem que a gente realmente perceba o quanto de beleza arrebata-se para além de nós. Se eu pudesse modificar alguma coisa nas minhas ações de vida seria, ficar mais perto deles. Fiquei perto. Até bem perto. Mas hoje, lembrando daqueles seres tão especiais, penso que podíamos ter tido mais. Eu queria mais. Muito mais. Nenhum amor no mundo todo se compara aqueles olhos em par. Olhos todinhos de amar.
 
Algo, no entanto, fica. Como se fôssemos suas sementes. Sementes de todo amor que eles conseguiram cultivar. Creio que lá de cima, nos regam. Nos regam com águas de estrela, torcendo para que a gente se multiplique, em amores, e continuemos amor, a se esparramar. Amar.
 
 
*

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Como preencher vazios

.





RECEITA PARA PREENCHER VAZIOS




Fazer.



Acontecer.
Tecer os grandes fios da vida,
para florescer.
É só isso.
Construir.
Ir.
Fluir.



[Lianto Segreto]









*

quinta-feira, 14 de maio de 2015

"O verbo tem que pegar delírio"

.
 
No descomeço era o verbo.
Só depois é que veio o delírio do verbo.
O delírio do verbo estava no começo, lá onde a
criança diz:
"Eu escuto a cor dos passarinhos".
A criança não sabe que o verbo escutar não funciona
para cor, mas para som.
Então se a criança muda a função de um verbo, ele
delira.
E pois.
Em poesia que é a voz do poeta, que é a voz de fazer
nascimentos_
O verbo tem que pegar delírio.
 
 
[do livro das Ignorãnças, Manoel do Barros]
 
 
 
*

Uma pena da asa do poeta







"Passei anos me procurando
 por lugares nenhuns
Até que não me achei
_ e fui salvo."


do inesquecível Manoel de Barros




*

quarta-feira, 6 de maio de 2015

FELIZ ANIVERSÁRIO, BE!

Existem muitas formas de se presentear uma pessoa, muitos motivos, muitas datas, e às vezes, até, nenhuma data ou motivo comum. Todo mundo gosta de presente. Quem diz que não, acho que mente. Todo mundo é alguém para alguém, e só o bem querer já é um presente. Todo mundo faz aniversário. E lembra da sua criança. De dentro. Porque a gente deixa de ser criança e até esquece que adora um presente. E tem muitos tipo de presentes. Aqueles que a gente compra, escolhe com carinho. E existem presentes que a gente faz. Das mais diversas matérias-primas. Tecidos. Madeira. Perfumes. Palavras. Bem querer.


Sou aniversariante do mês de Maio. Signo de Touro. Super sensível e adoro presente. Ganhei alguns nesta data, mas o mais especial de todos, feito de palavras altamente mágicas, saídas de uma caixa muito especial, me deixaram especialmente feliz, porque além de me terem sido presenteadas por minha irmã de coração, foram feitas artesanalmente para mim, e significaram muitíssimo.


Superlativos são pouco para dizer o quanto significaram. Agradeço demais, querida Vanessa, e as guardo aqui, para que inspirem mais pessoas, e para serem eternizadas como são os nossos laços de amizade.


EIS:


"Be, que a cada ano você tenha mais entusiasmo pela vida.
Sinta-se grande e extremamente positiva.
Muita fé para acreditar na realidade de outras possibilidades.
Esteja em Deus, só assim continuamos eternamente vivos.
Um beijo e todo energia boa para você, que é tão especial
para mim."




Muitos beijos,
e obrigada de coração.


*