sábado, 5 de janeiro de 2013

SIGNIFICATIVO

Significativo é quando os sinos tocam. Por dentro da gente. Na capela dos nossos sentimentos. Quando a sensibilidade  é a linguagem que todo mundo entende. É como receber flores. Ou olhar as estrelas de mãos dadas com o seu amor. Significativo é oque fez um momento ser único. E de verdade. De verdade absoluta porque nada que é significativo poderia ter sido de mentira. Significativo é quando algo é  aboslutamente de verdade. Palavras, respostas, encontros, perguntas. Como  quando Guimarães Rosa pergunta para onde nos atrai o azul? Por ser tão significativo, o azul nos atrai para o amor, assim como o amor nos leva a passear nos azúis do grande mar. Um mar de significados azúis.

Significativo não tem como ser banal. Muitas cenas de algum significado serão vividas, outras de quase nenhum, mas um momento significativo será como ver o mar. O mar nos dá a certeza que algo pode se repetir e repetir e repetir, e ainda assim, estará lá o seu amplo significado. Significativo é algo que ultrapassa tamanhos. Como o mar que não tem tamanho. Como pode uma imensidão de azul misturado de verde, tão grande e igual em toda parte, significar tanto? Ele tem o poder de ser significativo. Lembra o amor, as viagens, a nossa pequenez, o nosso lado infinito que a gente acha que é coisa de maluco que gosta de física quântica, que nada mais é do que a ciência mais significativa de todas. Por quê? Simplesmente porquê é muito significativa a ideia de que somos mais do que dizem os meros significados alcançados. Significativo é oque ultrapassa os significados. Ou que faz nascer um sentido novo. O novo é muito significativo. Assim como algumas antiguidades que só fazem valorizar na moeda do coração.

Significativo é o amor. É a saudade de alguém que não se esquece. É conhecer alguém especial além da conta. É conseguir alguma coisa, sendo que conseguir é dos verbos, um dos mais significativos. Significativo pode ser um silêncio desejado, uma bagunça improvisada, um caos que trará alguma mudança, significativa é a esperança. Não na palavra vazia, mas na sensação de alegria que algo é possível. Algo que fará nascer um significado novo dentro de tanto vazio.
Significativo é a gente descobrir que ainda dá tempo pra alargar significados. Que ainda dá tempo de fazer dessa existência única e pessoal, algo realmente significativo. Que dá tempo. Tempo. Essa coisa tão significativa...


*

Um comentário:

...Sinhá Rainha... disse...

Que significativa expressão! Adorei! Tipo daqueles textos assim: "Puxa, eu gostari de ter escrito isso!" Não por inveja, ou vontade de querer ser mais bonito... hahahahah... mas pela simples e pura verdade de também sentir assim, com todo essa significância. Que 2013 seja significativo! Um grande beijo...