domingo, 19 de setembro de 2010

Velhos Tempos, Novos Dias!

Responda rápido, sem pensar:
_ Qual é a melhor parte de uma casa? Pensou cozinha? Então, empatamos. Eu adoro uma cozinha. Quase tanto quanto um quarto, mas deixa pra lá... Tem lugar mais caloroso que o abraço desse território sagrado? Não sei como é nas suas casas, mas aqui, quando vemos, estamos todos, visitas, mais chegados, menos chegados, todos empuleirados na cozinha, disputando afazeres a fazer, com sorrisos que sala alguma consegue nos arrancar. Parecemos mesmo um bando de crianças na cozinha da casa da vó. Cozinha lembra avós, lembra afeto, lembra amor. Não deve ser coincidência dois fatos: um, as pessoas andam muito distantes e dois, as pessoas não querem essa distância. Então, o movimento que percebe-se é o prazer buscado bem ali, no coração das simplicidades. Casas são planejadas com a cozinha maior e integrada à sala, restaurantes usam e abusam de referências de passado para deixarem seus espaços acolhedores, com suas cozinhas abertas à visitação, ou à mostra mesmo, uma forte tendência, filmes moderninhos repetem cenas e mais cenas no espaço de cozinhar, e as pessoas, quando se visitam umas às outras, (observe!) vão feito gatinhos arrastando um pezinho depois do outro rumo ao lugar sagrado. Olha só, é como se a honra maior, a demonstração mais sincera de amizade fosse ter sido convidado a adentrar à cozinha. Ficam restritas à sala apenas... quem?... o carinha do censo? Não, nem ele, vem pra cozinha, tomar café com pão e manteiga, queremos todos mais perto. Queremos o contato. Queremos o aconchego. A intimidade real, longe de salas pomposas, de computadores de ponta, queremos calor. Humano. Tempos de carência. Tempos de mudança. Tempos de valores renovados. Tempo da Dona Ostentação dar lugar à s i m p l i c i d a d e . O mundo que conhecemos hoje, realmente vai acabar, e dará lugar e forma à um novo mundo, onde, parece-me, muitas coisas, valores , conceitos serão olhados com os olhos do bom e velho, oras vejam, coração! E na cozinha, claro!, merecidamente citada como o melhor lugar de uma casa, feito um grande coração.


*

6 comentários:

Suzi disse...

.

Lindo! e como sempre pondo toda sensibilidade nas palavras.

Não empatamos na resposta. Não gosto de cozinha e sempre digo que um dia vou ter uma casa sem ela.(um dia consigo!)

Acho até bonito esse aconchego dos amigos íntimos na cozinha, lembranças de casa de vó mesmo, onde sempre foi o lugar mais gostoso de se estar, pode até me ter marcado essa gostosa lembrança, mas não a adquiri, apesar de que, meus amigos sempre estão na minha cozinha...

geeeente... eu não gosto de ninguém na cozinha. Fora!

Mas não me dão a mínima.

Ah, vou conseguir uma casa sem cozinha.

Prefiro o aconchegozinho do meu quarto.

Que suas palavras sejam proféticas:

"Tempo da Dona Ostentação dar lugar à s i m p l i c i d a d e."


Te beijo, dona das Be*lezuras.

.
.

Juci Barros disse...

De fato a cozinha é tão acolhedora e quanto mais cheia mais feliz, lá tratamos de qualquer assunto. Reuniões na cozinha são uma delícia!
Beijos.

Bia Franco disse...

Ficou lindo o texto, e é tudo muito verdade! rs
Também não empatamos na resposta, gosto mais da sala, haha

Mas a sala é rotina, os melhores assuntos, onde estamos ali, tomando um cafézinho ou almoçando em família, acontecem na cozinha. As melhores risadas, os melhores momentos acontecem na cozinha.

Deveria mudar minha resposta para cozinha! É uma pena ela não ter uma poltrona tão confortável, pois passaria dias nela. Hahaha

Beijos

Michele disse...

Tanto na minha casa quanto na minha mãe, ou na minha avó, a reunião se dá na cozinha! Falta cadeira pro tanto de gente! Rola conversa, risadas e comidinhas gostosas! É de fato um ambiente aconchegante, acolhedor, muito muito bom! Minha nova cozinha é quase dentro da sala... uma de suas paredes é vazada (sabe como é?) e enquanto cozinho, posso interagir com quem está na sala. Adoro!

Beijos, Be!
Boa semana!

Be Lins disse...

Garotas, vocês são muito bem vindas, e certamente esse papo está rolando aqui, na cozinha, com chá de erva-doce e bolo quentinho.

beijos

*

Thaís Dantas disse...

A cozinha talvez seja uma das minahs parte favoritas da casa só por ter guloseimas que ataco toda hora KKK
Mas a minha favorita mesmo é o meu quarto, o meu pequeno mundo +_+
beijos, adoro o blog (: